Clube de Desbravadores Estrelas do Oriente - Vitoria da conquista - Ba ( 1 Região )

 Especialidade de Habilidades em Matemática I respondida por: Davi Silva

Habilidades em Matemática I 

1ª Conhecer o Sistema decimal 

o sistema de numeração que usamos é o sistema decimal, pois contamos em grupos de 10, a palavra decimal tem origem na palavra 10, o sistema decimal ultiliza apenas os algarismos indo-arábicos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 para representar qualquer quantidade 

2ª Saber Identificar e classificar os algarismos do sistema decimal e representar a posição de cada um

 Como disse na resposta da primeira questão utilizamos o sistema que tem sua origem na palavra 10, sendo usualmente usados obedecendo o sistema indo-arábico ( 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 ) cada 10 unidades de uma ordem, formam uma unidade da ordem seguinte, por exemplo:

 10 Unidades = 1 dezena ( 10 )
 10 dezenas   = 1 centena ( 100 )
 10 centenas  = 1 Unidade de Milhar ( 1000 )
o sistema decimal é basicamente o sistema formado por 10 algarismos 


3ª Classificar e Identificar as quatro operações básicas, representando o algorítimo de cada uma, exemplificando quatro exemplos 

 Qualquer aluno que tenha passado pelo fundamental I na escola, sabe que as quatro operações básicas da matemática se caracteriza pela adição, subtração, multiplicação e a divisão, bem disso sabemos, más como funciona cada uma delas ?
  
 vamos começar com a adição, a mais simples de todas na qual usamos ela todos os dias, a adição é usualmente representada pelo sinal " + " ( mais )
 Exemplos: 3 + 3 = 6   ;   9 + 9 = 18  ;  21 + 7 = 28   ;   90 + 10 = 100 ...

 Em segundo lugar temos a subtração, a subtração é o contrario da operação de adição, representamos ela pelo simbolo de menos " - ".

 Exemplos: 3 - 3 = 0  ;  21 - 7 = 14   ; 2100 - 568 = 1532  ; 2 - 1 = 1 ...

Em terceiro lugar temos a amada multiplicação, representamos ela pelos seguintes sinais " X " " . " " * " 

Exemplos: 582 X 2 = 1164  ;  7 . 7 = 49   ; 418 * 291 = 121638 ...

Por último temos a divisão, a divisão ela é o contrario da operação matemática de multiplicação, representada pelo sinal de " / " " ÷ " ou até mesmo " : " 

 Exemplos:  200 : 2 = 100  ;  5682745 ÷ 5495 = 1034166515   ;  2 : 2 = 1 

4ª Elaborar quatro exemplos práticos em que usamos quatro operações básicas e resolver 

 Item Prático ok ( coloca a mão na massa aew néh jovem \o/ )

5ª Pesquisar e apresentar de forma de desenho ou escrita a possível origem da raiz quadrada, divisão, adição e subtração 


Item Pratico ok ( u.u aproveite que esses itens práticos são os mais legais ^^ ) 

6ª Demostrar na pratica a resolução de pelo menos três exemplos de potenciação e três exemplos de expressão numérica usando o sinal de parenteses e chave 


 haha é demostrar na pratica más vamos lá que vou ajudar \o/

 vamos começar por potenciação, aah, que bom relembrar as aulas do ensino fundamental... 

 Quando dizemos potenciação você lembra logo de " aah 2^2 = 4 uhulls eu sei " mentira você só sabe essa, e as outras ? u.u 

 vamos começar por expoentes positivos ... 

  2 .  2 . 2 = 8 certo ? sim... más eu posso escrever isso de outra forma, veja: 2 . 2 . 2 = 2^3.. porque elevado ao cubo ? porque eu multipliquei o " 2 " 3 vezes.. da mesma forma 2^3 = 8... e se eu multiplicasse 2 duas vezes ( 2 . 2 ) seria 2^2 e assim por diante 

 Exemplos: 7^2 = 7x7 = 49   ; 2^6 = 2 . 2 . 2 . 2 . 2 . 2 = 64

e com expoentes negativos ?  viissh e agora ? 

 a^=n = (1/a)^n ... se eu tenho um numero qualquer que eu vou chamar de " a " e ele esta elevado a um expoente negativo que vou chamar de " - n "  como eu resolvo ? bem, lembra que lá debaixo do meu " a " existe um 1 ? que usualmente não colocamos ? pois bem... quando temos um numero de base "a " elevado um um expoente negativo " -n " oque eu devo fazer é inverte-los ou seja se é " a/1 ficará 1/a " e assim o sinal deixa de ser negativo e passa a serpositivo  e ao termino disso você realiza a operação 

Exemplos: 2^-3 = ( 1/2)^3 = 1/8 ( porque 2^3=8 )  ; ( 2/5)^-2 = (5/2)^2 = 25/4 

(OBS:. esse sinal " ^ " quer dizer "elevado " )

OOOHH agora ficou fácil \o/ más não é só isso... vamos seguir 

 E como eu resolvo cálculos com números elevados a expoentes fracionários ? viish ficou difícil de novo ? vamos deixar de papo e vamos pros cálculos 

 Seja um numero de base " a " elevado um um expoente dado por "b/c" como eu calculo ? bem.. é só eu transforma-lo em raiz, más como ? seguindo essa regra se " a^b/c ) o meu denominador da fração vai para o Índice da raiz é o " b " vai pra dentro da raiz, existe um macete para decorar isso ( Quem ta na sombra vai pro sol e quem ta no sol vai para a sombra " ou seja quando eu tenho " b/c " quem "ta no sol " é b pois ele esta em cima de c e quem ta na sombra é c pois esta em baixo de c para passar pra raiz o c que esta debaixo do b para para o índice e o b para o radical junto com o a ") ou seja:

 a^b/c = c √ a^b

Exemplos: 2^2/3 = √a^3 = √ 2^2 . 2 = 2√2   ; 8^2/3 = 3√8^2 ( porém 8 = 2^3 ) 3√8^2 = 3√ (2^3)^2 = 3√2^6 = 3√2^3 . 3√2^3 = 2 . 2 = 4 

( OBS:. se você sentiu dificuldade, oque eu estou colocando aqui é apenas comentários para você relembrar o assunto, aconselho que se você começou a sentir dividas veja um vídeo no you tube  sobre e depois volte, vou deixar o link de uma vídeo aula sobre Potenciação logo no final ) 

Uma outra propriedade da potenciação é  a^n/a^m = a^n-m, ou seja que eu tenho uma divisão e as bases são iguais más os expoentes são negativos, oque eu devo fazer é apenas subtrair os expoente ou seja 

Exemplo: 3^3/3^3 = 3^3-3 = 3^0 = 1 ( todo numero elevado a 0 é igual a 1 ou seja a^0=1 )
               10^5:10^2 = 10^5-2 = 10^3 

e por ultimo... se eu tiver ( a.b)^n ( a vezes b elevado a n ) é a mesma coisa que (a.b)^n = a^n.b^n, eu distribuo os expoentes igualmente entre as bases 

Exemplo: ( x . y )^2 = x^2 . y^2   ; ( 2 . 5 ) ^6 = 2^6 . 5^6 


Fácil potenciação ? muittoooo

 Em seguida temos Expressões numéricas

 provavelmente você deve manjar disso mais do que eu ( muahahaha sim isso é facil e legal de se resolver ) então vou deixar aqui apenas algumas questões acompanhadas pelos respectivos cálculos

 15 X 2 - 30   ÷ 3 + 7
 30 - 10 + 7
 R = 27

10 X [ 30 ÷ ( 2 X 3 + 4 ) + 15 ]
10 X [ 30 ÷ ( 6 + 4 ) + 15 ]
10 X [ 30 ÷ 10 + 15 ]
10 X [ 3 + 15 ]
10 X [ 18 ]
10 X 18
R = 180

25 + { 14 - [ 25 X 4 + 40 - ( 20 ÷ 2 + 10 ) ] }
25 + {14 - [ 25 X 4 + 40 - ( 10 + 10  ) ] }
25 + { 14 - [ 25 X 4 + 40 - ( 20 ) ] }
25 + { 14 - [ 100 + 40 - 20 ] }
25 + { 14 - [ 120 ] }
25 + { 14 - 120 }
25 + { -106 }
25 - 106
R = - 81

7ª Apresentar e resolver três exemplos prático de situações em que enolve as frações nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. Lembrando que para as operações de adição e subtração usamos o cálculo de mmc

  Item pratico ok ( Faça uma boa apresentação u.u ) 

8ª Apresentar e demostrar a resolução de três problemas que envolvem cálculos de porcentagem de compra e venda de produtos, obtendo descontos 

 Item pratico ok 

 vou deixar aqui uns exemplos fáceis, como opção, ou melhor vou responde-los e você perceba como se calcula porcentagem 

1ª João vendeu 50% dos seus 50 cavalos, quantos cavalos ele vendeu ? 

 R = 50% de 50 = 50/100 x 50 = 2500/100 = 25 cavalos 

2ª Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, trasformando em gols apenas 8% dessas faltas. Quantos gols de falta o jogador fez ? 

 8% de 75 = 8/100x75 = 600/100 = 6 Gols 

3ª Montamos uma equação, onde somando os R$ 250,00 iniciais com a porcentagem que aumentou em relação a esses R$ 250,00 resulte nos R$ 300,00 

R =        250 + 250 . x / 100 = 300 ; 2,5X = 300 - 250    ; x = 50/2,5 ; x = 20 

9ª Apresentar e demostrar a resolução de quatro exemplos de operação com números decimais na adição, subtração, multiplicação e divisão, usando o método prática de resolução. 

 Item Pratico Ok

 10ª Apresentar em forma de cartaz, ou multimídia, cinco exemplos de figuras planas e cinco exemplos de figuras sólidas mostrando suas características e, ao lado que tipo de objeto do dia a dia eles são usados. 


 Item pratico ok ( OBS:. essa é uma das questões mais legais dessa especialidade, dedique-se e produza um belo cartaz  ) 


 Bem... emfim terminamos Matemática I, aguardo você na segundo fase desta especialidade, lembrando que nnca se faz uma especialidade decorando palavras e sim ESTUDANDO!! 

 Qualquer duvida sobre o assunto ou se você não entendeu corretamente uma questão, coloque sua duvida nos comentario que estarei resondendo... Se você quer nos ajudar respondendo alguma especialidade e nos enviando, coloque nos comentarios também que vou entrar em contato com você!! 

 Até mais ^^ MARANATA! 


Clique aqui para assistir a uma aula de potenciação

11 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!